ANTES DE ARREMATAR VÁ PRIMEIRO VER O BEM

IMÓVEL RURAL: Importante que seja feita pesquisa na Secretária da Agricultura do Município, na Secretaria da Agricultura do Estado (EMATER), no Cartório de Registro de Imóveis, objetivando saber se existem ônus que recaem sobre o bem (hipotecas, arrestos, indisponibilidades, penhoras, IPTU, ITR, IPVA etc.), assim como ter idéia da real localização e confrontação do bem quando imóvel, e real estado de conservação quando bem móvel.
 
IMÓVEL URBANO: Faça pesquisa junto da Prefeitura Municipal e no Cartório Registro de Imóveis.

BENS MÓVEIS/VEÍCULOS: Efetue pesquisa junto ao DETRAN quando veículo, para levantar informações sobre multas, licenciamento, seguro obrigatório, IPVA, penhoras, bloqueios e outros, para não adquiriu uma “dor de cabeça’ e veja os bens móveis, para constatar se estão tal qual como consta no edital de leilão.

DIFICULDADE PARA VER, OU VISITAR O BEM? Se quando for ver o bem o fiel depositário sumiu com o bem, não lhe deixou ver, lhe ameaçou, impediu, ou fez qualquer atitude para criar embaraços, avise a justiça que irá realizar o leilão ou o leiloeiro, para que peça ao juiz que determine que o executado mostre o bem, educadamente e gentilmente ou sob força da justiça.